auto estima baixa, Dificuldades para escrever, escola, dificuldade de aprendizagem

Seu filho é “devagar”? (Tem dificuldade na escola?)

Facebook

Seu filho é devagar na escola? Ou tem muita dificuldade em alguma(s) matéria(s)? Você vive recebendo bilhetinho ou vem escrito no caderno dele “não terminou a tarefa”? Auto estima baixa?

Meu filho Do Meio tem dificuldade para registrar ou seja escrever texto na escola. Sempre teve. Ele odeia escrever com lápis e papel (e ficar colorindo também). 

Eu falo lápis e papel, por que no computador, ele escreve bem. Por exemplo, agora mesmo ele está escrevendo um livro no pc.

Por alguns anos era aquela dificuldade na escola.

Cada vez que ele não conseguia copiar tudo da lousa…ele é burro…é devagar…

Cada vez que não consegue responder tudo nas atividades no livro junto com a classe…ele é burro…é devagar.

A professora brigava com ele na escola e eu brigava com ele em casa. E ele ia murchando…cada vez mais ” eu não consigo”. Ficava bravo, rasgava tudo. Chorava desconsoladamente. Brigava na escola. Puxava os cabelos. E vivia dizendo que era burro. A sua autoestima estava lá embaixo. Quebrava meu coração quando eu ouvia isso.

Ai comecei a perceber… as professoras diziam que na é avaliação oral ele ganhava de todos com conteúdo que nem ela havia passado. E em outros matérias como ciências, e biologia ele sabia tudo!Gosta, pesquisa e aprende sozinho (será que vai ser cientista?). Ou seja, não tem dificuldade no aprendizagem e sim, não gosta de escrever.

Então me perguntei: “Por que eu estou teclando nas ‘dificuldades” dele? Por que eu e a escola estamos fazendo ele se sentir um fracassado e que é burro e não sabe nada quando na verdade ele sabe de muuuita coisa (consequentemente fazendo ele ficar com baixa auto estima).

Por que eu não estou incentivando e estimulando as coisas que ele gosta e é bom? Mark Buckingham disse que o ensino escolar atual é estruturado para focar no negativo. (E não é?)

Parei!

Pergunto para você: Quando seu filho chega em casa com vários “A” em uma matéria e “F” em outra, em qual você vai focar? Eu quero focar na “A”. Isso quer dizer que ele é bom naquilo, vamos fazer ele ser excelente naquilo.

Lógico, não vou negligenciar o F (afinal ele tem q eu passar de ano). Mas não vou fazer escândalo. Enfoque, louve aquilo que é bom, que seja naturalmente ou por mérito e seu filho(a) vai florescer.

P.S. Tenho visto ele crescer emocionalmente muito desde que comecei a enfocar e incentivar aquilo no que ele é bom ou gosta!!

Related Post

Facebook

Comments