Cotovelo-de babá.braço quebrado, dr. saúde

Eu desloquei o braço do meu filho (quando peguei ele)

Facebook

Eu pensei que ele estava com o braço quebrado, mas estava deslocado. Mas me doeu tanto quanto!

Ainda era de madrugada, o Do Meio tinha 5 meses, estava mamando. Eu fui trocar ele de lado, levantei ele pelo braço ou pulso. E foi assim que desloquei o braço dele, especificamente o cotovelo.

Na hora eu escutei um estralo e e ele deu um gritinho, mas na hora voltou a mamar e eu a dormir.

birra, luxação, deslocar braço, cotovelo de babá

No próximo dia, ele estava bem, exceto quando alguém mexia no braço dele, aí, ele chorava. Mas como era tão bonzinho, chorava baixinho…Contei pro meu esposo o que aconteceu e decidimos levar ele ao médico que nos contou que o que aconteceu era algo considerado relativamente normal e tinha o nome popular de “Cotovelo de babá” – Pronação Dolorosa.

A explicação curta é que quando a criança ainda é pequena, os ossos ainda estão em formação. Às vezes quando levantamos/puxamos a criança do chão pela mão ou braço de repente, com força, isso pode causar um deslocamento entre os ossos do antebraço, no nível do cotovelo.

Olha a foto abaixo, é uma cena que vejo muito, o adulto puxando pela mão ou pelo pulso enquanto ela se joga no chão (fazendo birra). Na foto da direita está a maneira certa de levantar a criança. Na verdade essa é maneira correta até para nossa coluna, para não forçar, já que temos que fazer isso muitas vezes, não é?

Cotovelo de babá, pronoçao dolorosa

luxação, cotovelo de babá

Facebook

Comments