comparar irmãos, baixa estima, auto estim

Quem é o melhor?

Facebook
independência, crianças, educação, bebes

1 ano e meio. @mfp

Então o “Primogênito” sempre foi muito inteligente e desde pequeno nós o ensinamos a ser independente.

A cobrança era grande porque afinal ele era o primeiro e tinha que ser perfeito! Misturado com a personalidade dele também ajudou.

Ele sempre foi muito bom raciocínio lógico,  coisas práticas como: se vestir,  amarrar sapatos desde de bem pequeninho. Na escola ele sempre fez tarefa sozinho.

Com o”Do Meio” eu fiz igual ao primeiro. Mas as coisas práticas eram difíceis. Ainda é. Tinha dificuldade de compreensão de português. Na matemática até que ia (vai) bem, mas entender as perguntas….tenso. Demorava uma eternidade para terminar uma questão e principalmente se distraía (distrai) muuuuito fácil. Era so virar  as costas que ele estava viajando….

Quando tinha uns 3 ,4 anos ele viajava tanto na hora de dormir…ficava falando baixinho, cenários imaginários  – sempre sussurrando pra agente não ouvir e ia se empolgando, empolgando… até cair da cama…acontecia direto.

spitting-chickenUma vez ele falou numa ceia de natal…”Mamãe imagina se minha boca fosse uma metralhadora?” Aí eu falei: “Não vamos pensar nisso agora.”
Ele, poucos segundos depois virou para mim e atirou todos os ossos do peru em cima de mim (tipo uma metalhadora).

Mas no segundo q ele fez, ele estava tao assustado quando se deu conta q sua fantasia tinha feito ele atirar em mim (fiquei com uma peninha). Eu fiquei primeiro boquiaberta e depois bem…só podia rir mesmo.

Mas isso e só para mostrar como a mente dele era sempre muito criativa. Nós sempre falávamos q a mente dele é tipo um cartoon. Mas por um bom tempo eu forçava ele a ser igual o primogênito em suas atividades. Cobrava dele. Por que afinal, eu criei os dois iguais.

Isso o levou a uma depressão e principalmente muita baixa estima. A partir do momento que ele entrou na escola ele se comparava com o primogênito e falava q nunca ia conseguir ser igual ele. E foi piorando. Sua agressividade aumentou.

Algo ou alguém que mudar…(será que eu estava estimulando a competição entre irmãos??)

(à continuar….)

Facebook

Comments