kid-leadership

Ensinando as Habilidades que nossos filhos precisam para terem sucesso

Facebook

Tudo começou uns anos atrás quando meu esposo me disse que não gostava de ver nossos  meninos desperdiçando tanto tempo jogando.

Claro, eles frequentam escola e fazem sua tarefa de casa. Mas o dia tem tantas horas e eles passavam muitas dessas horas só jogando.

Meu esposo me mostrou como ele queria que os meninos usassem parte do tempo livre para desenvolver habilidades que vão ajudá-los na vida adulta (afinal a infância é uma preparação para a vida adulta).

E sabemos que apenas a escola (ou nosso sistema de ensino) não é suficiente para preparar nossos filhos para o mercado de trabalho e muito menos para a vida.

Meus meninos não estavam aprendendo aquelas habilidades necessárias para no futuro terem opções. Para poderem escolher o que querem para sua profissão e serem competentes e competitivos no mercado.

Mas o que fazer? Tudo requer tempo e dinheiro. Tempo para levar eles em cursos, dinheiro para pagar os cursos, transporte e por aí vai.

Então decidimos num plano em que eles estudariam em casa por conta própria.

Tudo que precisaríamos seria:

  • Paciência para procurar o conteúdo certo e para deixar eles aprenderem ao seu ritmo;
  • Perseverança para não ceder em meio à preguiça e as chantagens emocionais;
  • Sabedoria para saber o que realmente vai ajudá-los progredir. O que vai acrescentar a personalidade e desenvolver as habilidades de cada um.

Decidimos que dedicariam uma hora por dia para desenvolvimento de habilidades. Nomeamos esse tempo de “Skills”.

Em inglês “Skills” quer dizer Habilidades.

Eles escolhem o que querem aprender segundo seus interesses, aptidões e talentos pessoais.

Fiz aqui uma lista das coisas que eles aprenderam nos últimos dois anos.

Inclui um link para os sites principais que usam para aprender. Devo acrescentar aqui que a maioria dos sites que usam é em inglês, porque é onde encontramos mais recursos disponíveis (foi pensando nisso que ensinei inglês para meus meninos desde pequenininhos).


Linguagens de computação:

programação para crianças, habilidades, pis e filhosEu não sabia nada sobre Linguagem de computação. Pesquisei sobre o assunto e encontrei alguns tutoriais. Sentei com os dois mais velhos algumas vezes para mostrar e depois eles fizeram sozinhos.

Deslancharam!! Meu mais velho (12 anos) já fez um site.

Habilidades adquiridas:

  • resolução de problemas
  • matemática, lógica e algoritmos
  • lidar com problemas grandes ao dividi-los em uma sequência de problemas menores
  • atenção aos detalhes
  • ensina a pensar com outros olhos

Alguns Sites que usei: https://scratch.mit.edu/  – https://code.org/learn – http://www.w3schools.com/


Xadrez:

xadrez para crianças, habilidades, pais e filhosQuando O primogênito tinha 8 anos passamos um mês de férias na casa da minha sogra, e ele tinha uma amiguinha que era competidora de xadrez.

Então o encorajei à aprender com ela durante essas férias.

Agora, seis anos mais tarde, xadrez faz parte dos “Skills” que O Caçula está aprendendo -pela internet e também com ajuda dos irmãos mais velhos.

Habilidades adquiridas:

  • raciocínio lógico
  • atenção aos detalhes
  • disciplina e pensamento estratégico
  • tomar decisões
  • controle das emoções

Vídeos de Ciências:

ciências para crianças, habilidades, pais e filhosUma vez por semana os dois menores assistem a documentários sobre ciências, eletricidade, humanidade, biologia, história mundial, dinossauros, etc.

Assim podem matar a curiosidade que tem sobre assuntos que a escola aborda por alto e descobrem muitas outras coisas que a escola não vai ensinar.

Esses vídeos tornam-se tema para vários diálogos interessantes no carro. Você sabia que o microondas foi inventado depois que um pesquisador passou por um tubo de radar e a barra de chocolate do seu bolso derreteu ?

Alguns sites que usei: http://www.sciencekids.co.nz/sciencefacts.html


 Empreendedorismo:

empreendedorismo para crianças, habilidades, pais e filhos, cursosEncontramos um site para crianças feito pela equipe do Warren Buffet, um dos maiores empreendedores e homens mais ricos da atualidade. Este site ensina conceitos de empreendedorismo e negócios.

É feito no formato de desenho animado. Eles fizeram o curso e agora em diversos momentos da nossa vida eles lembram e fazem referência da aplicação.

Site que usei: http://www.smckids.com/


Idiomas:

Cursos de idiomas para crianásEntre vídeos do YouTube, desenhos como peppa pig e outros sites que ensinam,  eles estão aprendendo espanhol (e até um pouco de Mandarin).

Precisamos aproveitar enquanto são crianças e aprendem mais fácil e rápido.


Legos:

Legos para crianças, habilidades, pais e filhosPodem brincar a vontade, mas quando estão no momento de “skills” precisam construir alguma coisa. Meu menino de 10 anos leva jeito e coloca em prática seu gosto por engenharia.

Habilidades adquiridas:

  • criatividade, resolução de problemas
  • organização e planejamento
  • pensar em três dimensões
  • coordenação motora fina

Desenho:

Eles estudaram um tempo de aula com um professor de arte e depois continuaram com recursos da internet.


Escrever livros:

cursos, ortografia, redaçãoEles escrevem livros também, em português ou inglês. A princípio deixo eles usarem sua criatividade, mas depois corrijo algumas coisas como gramática, ortografia e estrutura.

Nesse processo eles aprenderam programas como Power Point, Word, e um programa de arte do Ipad porque eles escrevem no computador.

Meu Caçula estava precisando reforçar a escrita em Inglês dele e essa foi uma maneira de reforçar.


Além disso todo ano nós escolhemos quais esportes eles vão fazer. Este ano foi basquete e Jiu-Jitsu (para os 3),0 oing pong (para O do Meio), Judô (para O Caçula).

Os dois anos passados eles fizeram ginástica olímpica, Judô, Karatê e artes (desenho)

Claro que ficamos divididos entre  “deixar as crianças serem crianças”  e preparar elas para o futuro.

Entre a nossa falta de tempo, de recursos financeiros e inaptidão para ensiná-los ou para fazer com que eles estudem (quando tudo que querem é brincar) eu aprendi muitas coisas.

Aprendi neste últimos 2 anos que é possível conciliar e superar todos estes obstáculos. E agora vejo resultados!

Fotos da internet, http://www.theleadershipnotebook.com/ e foto do legos @minhafestapreferida

Related Post

Facebook

Comments