Become-More-Organized-Home-Rubber-Stamps

Dicas para ter atenção de seu filho e eles fazerem suas tarefas

Facebook

Recentemente estava conversando com uma mãe que deixou sua carreira corporativa de sucesso para se dedicar a criar e estar com os filhos.

Mas apesar de dedicar seu dia a estar com eles, ela estava frustrada por não ter uma convivência agradável com as crianças e consequentemente como o marido.

Por quê? Porque ela sentia que passava o dia numa eterna briga com os filhos. Constantemente empurrando, insistindo e brigando com eles para fazerem coisas básicas. Faltava-lhes responsabilidade.Organizar, brinquedos, ensinar filhos, educação, pais e filhos, disciplina

Você já se sentiu assim? Não é essa nossa eterna luta?

Todos queremos que nossos filhos sejam responsáveis, preparados para a vida. Que aprendam a cuidar de si. Que sejam capazes de sozinhos fazerem coisas básicas como:

 

  • Se preparar para escola:
  • Estudar, (tarefas de casa, trabalhos escolares, preparar para prova);
  • Levantar e deitar no horário combinado;
  • Tomar banho;
  • Arrumar o quarto;
  • Escovar os dentes;
  • Qualquer outra coisa que pedimos deles.

Eu tinha os mesmos problemas.

Minha história: 

Meus meninos tinham 4,8 e 9 anos e eu trabalhava fora. Minha rotina começava antes deles acordarem. Saía bem cedo de casa com todos e voltava ao final do dia.

Eu voltava exausta e voltava para cuidar das tarefas urgentes e emergenciais. (Preparar o lanche do dia seguinte, lavar as roupas, preparar o almoço. Pendurar roupas, arrumar bagunça…).

Durante os períodos em casa, como muitas mães, eu tinha que estar sempre repetindo, insistindo, implorando, ameaçando ou chantageando eles para fazerem a parte deles. Isso tornava a nossa convivência muito estressante para todos.

Meu esposo e eu estávamos cansados dessa rotina. Nós queríamos que nosso tempo em casa fosse agradável e tranquilo (dentro do possível).

Queria por exemplo que quando fosse hora de ir para escola, todos fariam sua parte e assim este processo de sair de casa seria tranquilo. Se eles fossem responsáveis e fizessem sua parte sozinhos então poderíamos desfrutar do nosso dia a dia .

Decidimos então que eu iria parar de trabalhar fora e me dedicar aos meninos. Assim poderia ensinar a eles como ter responsabilidade.

educação, pais e filhos, dona de casa, ter a atenção dos filhos, falar com filhosLogo descobri que “ficar em casa” não é pouca tarefa. Só cuidar da rotina dos 3 meninos e da casa (ajudar o marido na empresa, cuidar do jardim, levar o carro na mecânica, pintar um quarto, ajudar algum parente, animais de rua…)já vai o dia inteiro e não sobra tempo para estar com as crianças.

Eu continuava ter que ficar atrás deles usando qualquer tática que eu tivesse esperança que fosse funcionar e o meu dia não rendia.

Meu esposo me mostrou como nós devíamos treinar eles para fazerem as coisas que precisam ser feitas, antes de exigirmos deles. E esse processo de treinar toma tempo e precisa ser algo bem consciente.

Não podemos presumir que já sabem “por que já falei monte de vezes”. Ensinar requer um processo.

Nosso dia-a-dia agora mudou muito! E aqui compartilho o passo-a-passo que fizemos.

 

Dicas para ter atenção de seu filho e eles fazerem as tarefas

Em primeiro lugar:

  1. Tenha certeza de que é isso mesmo que você quer pedir a criança, para depois não voltar atrás.
  2. educação, disciplina, pais e filhos, dona de casa, pai, atenção, ter a atenção dos filhos, falar com filhosQuando se está falando com ela fique a altura da criança, especialmente se ela for pequena (pode até pegar na mão enquanto fala).
  3. Pare tudo o que você está fazendo naquele momento para se concentrar nela.
  4. Certifique-se que a criança parou tudo o que ela está fazendo para prestar atenção.
  5. Peça para ela repetir o que ela vai fazer.
  6. Dê apenas uma tarefa de cada vez. Normalmente eles não se lembram de uma lista, vamos fazer um pedido apenas por vez para facilitar o entendimento.
  7.  Vale lembrar com antecedência: “Meninos, em meia hora é hora de se arrumar para escola.” (lembre-se antes do passo 4).
  8. Verifique que ela fez. Peça para a criança ao final da tarefa vir a você e te mostrar.
  9. Não tente mudar tudo de uma vez. Mas escolha uma ou outra situação chave.
  10. Crianças mudam, e de tempos em tempos temos que mudar nossa estratégia também.

Adquirindo estes novos hábitos, eu mudei e eles mudaram também! Eles aprenderam a cuidar de suas próprias responsabilidades, sem termos que ficar insistindo atrás deles.

Concluindo posso dizer que desfrutamos da nossa convivência diária com meus filhos e eles desfrutam de mim também!crianças felizes, pais e filhos, dona de casa, mãe, atenção, ter a atenção dos filhos

O slogan deste blog é Filhos. Família. Felicidade. Liberdade. É o que quero para mim e para meus filhos.

 

Related Post

Facebook

Comments